Toda compulsão é uma atividade repetitiva, excessiva e sem sentido que um indivíduo realiza na tentativa de aliviar alguma angústia, aflição ou preocupação.
Um comportamento compulsivo inicialmente proporciona prazer ou alívio imediato, mas, em seguida, gera sentimentos de culpa, ressentimento ou arrependimento. A pessoa sente-se impelida a realizar determinada ação repetidamente, mesmo que isso traga consequências negativas em sua vida.
É claro que nem todo comportamento repetitivo é necessariamente uma compulsão. Algumas pessoas têm hábitos arraigados que podem ser considerados rotinas, sem que isso afete negativamente suas vidas.
A diferença está na intensidade e no impacto que a atividade causa.
Para identificar se você tem o problema, é necessário avaliar se o comportamento em questão está causando angústia, interferindo na sua qualidade de vida ou representando um risco para sua saúde física ou mental.
Caso você esteja passando por isso, é recomendado buscar ajuda especializada. Com o suporte adequado, é possível desenvolver estratégias para controlar e redirecionar os comportamentos compulsivos, encontrando formas mais saudáveis de lidar com as emoções e alcançar o bem-estar.
Dr. André Boin
Médico Psiquiatra
CRM 174892 • RQE 84959