Quando a ansiedade bate à porta, muitos correm aos doces em busca de conforto. Afinal, quem nunca se pegou devorando uma barra de chocolate para acalmar a mente?
No entanto, essa tentativa de tranquilizar na verdade pode estar piorando a situação.
Entenda o ciclo: os doces estimulam a produção de endorfinas, proporcionando uma sensação temporária de alívio. Contudo, o excesso de carboidratos refinados e açúcares altera a glicemia, desencadeando crises ansiosas.
Felizmente, há saídas para essa montanha-russa emocional. Troque o doce por prazeres alternativos. O que mais te traz alegria? Explore essas fontes de satisfação.
Reconheça os gatilhos que disparam sua ansiedade e, ao invés de sucumbir ao açúcar, evite-o. Opte por proteínas para saciar a fome de forma mais duradoura.
Além disso, preste atenção ao ato de comer. Dedique tempo às suas refeições, sinta cada sabor. Ajuste sua alimentação, fuja de alimentos processados e invista em atividade física. Isso não apenas regula seus níveis de serotonina, mas também libera endorfinas de maneira mais funcional.
Da próxima vez que a ansiedade bater, respire fundo, abra mão do doce e abrace alternativas que nutrem seu bem-estar sem prejudicar sua paz interior. Sua mente e seu corpo agradecem!
Dr. André Boin
Médico Psiquiatra
CRM 174892 • RQE 84959