fbpx

Alerta: Depressão pode acelerar a perda de memória na terceira idade!

Vários estudos mostram que, em pessoas mais velhas, a depressão e a falta de memória frequentemente andam juntas. Mas o que vem primeiro? 

Não é tão simples: a depressão pode anteceder o declínio da memória, da mesma forma que a perda de memória pode levar a sintomas depressivos.

Uma pesquisa com mais de 8 mil adultos, com idade média de 64 anos, mostrou que quem tinha altos níveis de sintomas depressivos no início do estudo experimentava um declínio da memória mais rápido. 

Por outro lado, aqueles com memória enfraquecida eram mais propensos a desenvolver sintomas depressivos.

Alterações no cérebro, como desequilíbrios químicos e alterações estruturais, podem explicar essa relação. Níveis baixos de serotonina e dopamina, além de dificuldades na reorganização do cérebro, estão ligados tanto à depressão quanto à memória afetada.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses desafios, é importante buscar ajuda médica. Cuidar da saúde mental faz toda a diferença na preservação da qualidade de vida a longo prazo.

Picture of Dr. André Boin Psiquiatra CRM 174.892 • RQE 84.959

Dr. André Boin Psiquiatra CRM 174.892 • RQE 84.959

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) residência médica em Psiquiatria e mestre pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP).

agendar consulta
plugins premium WordPress
Agendar consulta!