fbpx

Abraços que curam: pesquisa indica que toque físico consensual pode reduzir sintomas depressivos.

Você sabia que um simples abraço pode fazer maravilhas pela sua saúde mental? 

Uma pesquisa publicada no Nature revelou que o toque físico consensual pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão. Com dez mil participantes, o estudo demonstrou que o toque não só alivia dores, mas também melhora significativamente o bem-estar emocional.

Além do contato humano, objetos como robôs sociais, cobertores pesados e travesseiros de corpo também mostraram benefícios. No entanto, o toque “pele com pele” ainda é o mais eficaz.

Para as crianças, o toque dos pais é especialmente poderoso, mostrando resultados melhores do que aqueles proporcionados por profissionais da saúde.

E não se preocupe com a duração do abraço. A média percebida foi de 20 minutos, mas até mesmo um abraço rápido pode fazer a diferença!

Futuras pesquisas irão explorar mais sobre os diferentes tipos de toque e seus benefícios, incluindo o contato com animais de estimação e a implementação de tais práticas na saúde pública. Vamos abraçar mais e espalhar essa cura simples e poderosa!

Picture of Dr. André Boin Psiquiatra CRM 174.892 • RQE 84.959

Dr. André Boin Psiquiatra CRM 174.892 • RQE 84.959

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) residência médica em Psiquiatria e mestre pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP).

agendar consulta
plugins premium WordPress
Agendar consulta!